quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

celebrar Fevereiro

Fevereiro é mês de carnaval e do dia de S. Valentim ...   a Esag, como de costume, rende homenagem a um e outro. Neste momento, podem visitar-se duas exposições, nos átrios superior e inferior do pavilhão H:

  • uma de Francês, relativa à família e aos laços de parentesco, com cartazes em que figuram árvores genealógicas dos alunos (as famílias só o são porque um dia alguém terá encontrado o seu 'valentine', n'est-ce pas?;-)

  • a outra é uma exposição de máscaras de carnaval, criadas pelo CEF de Serviços Domésticos, Apoio à Família e à Comunidade (9.º G)
Também por parte do 9.ºG decorreu hoje, no intervalo grande da manhã, um simpático 'brunch'. A sala de professores animou-se de guloseimas e deliciados comensais atendidos com o maior profissionalismo e gentileza por parte dos alunos promotores do evento.

Entretanto, são já as celebrações do 'dia dos namorados' que agora se impõem, e há cartazes alusivos por tudo quanto é parede ou placard disponível. Lá fora vão-se compondo 'outdoors' recheados de palavras doces, mensagens com destinatários reais ou sonhados. O tempo é de dádiva, de sentimentos que vagam na senda de uma primavera que se avizinha.

Amanhã há surpresas, estejam atentos!!


Então muita paz e amor para todos. Bom dia de S. Valentim!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Rosa Lobato Faria, in memoriam

Nenhum olhar inaugura a manhã
nenhum voo risca de branco
a solidão do horizonte
nenhum grito perturba
a rumorejante confissão das árvores

A tua ausência enche toda a paisagem
é a punição da minha culpa
de não saber amar-te
Se eu tivesse dito corpo
se eu tivesse desenhado asas
na pele dos teus ombros
Se eu tivesse sido gruta sede pétala
a manhã nasceria intacta e solidária
carregada de pássaros e olhares claros
Mas eu perguntei alma
e ganhei uma manhã desolada
que chove a tua ausência
sobre o meu irremissível equívoco.

Rosa Lobato Faria, in Revista de Cultura - Mealibra

A escritora (poeta e romancista) e actriz nasceu em Lisboa em abril de 1932. O seu primeiro romance, "O Pranto de Lúcifer", foi editado em 1995, mas publicara já antes vários volumes de poesia - como "Os Deuses de Pedra" (1983) ou "As Pequenas Palavras" (1987). O essencial da sua poesia está reunido no volume "Poemas Escolhidos e Dispersos" (1997). Em 1999, na ASA, publica "A Gaveta de Baixo", um longo poema inédito acompanhado por aguarelas do pintor Oliveira Tavares.


Como romancista publicou ainda "Os Pássaros de Seda" (1996), "Os Três Casamentos de Camilla S." (1997), "Romance de Cordélia" (1998), "O Prenúncio das Águas" (1999, que foi Prémio Máxima de Literatura em 2000) e "A Trança de Inês" (2001). Escreveu também "O Sétimo Véu" (2003), "Os Linhos da Avó" (2004), "A Flor do Sal" (2005), "A Alma Trocada" (2007) e "A Estrela de GonçaloEnes" (2007), além de ter assinado vários livros infantis. Os dois primeiros romances tiveram tradução na Alemanha e "O Prenúncio das Águas" foi publicado em França pelas Éditions Métailié. O seu último livro, "As Esquinas do Tempo", foi publicado em 2008 pela Porto Editora.  fonte

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

sessão sobre educação parental

Devido ao interesse manifestado na Sessão Temática Birras e Caprichos: "As crianças de cabelos em pé; os pais de nervos em franja", realizada no passado dia 25 de Janeiro, o Centro de Atendimento à Comunidade da Liga de Amigos do HGO irá promover uma vez mais esta sessão, no próximo dia 1 de Março de 2010 das 18:00h às 19:30h.

A sessão interessará aos cuidadores (pais, avós, tios, irmãos ...), técnicos que lidam diariamente com esta problemática (Auxiliares de Acção Educativa, Educadores de Infância, Professores, Psicólogos ...) ou a todos aqueles que pretendam saber um pouco mais nesta área (ex: estudantes).
Lembramos que existe um número limitado de inscrições por grupo, pelo que GARANTAM JÁ A VOSSA INSCRIÇÃO!

do cartaz:
EDUCAÇÃO PARENTAL


Regras, Limites e Disciplina:
“S.O.S. Crianças Mal-Comportadas”


Separação e Divórcio:
“Coisas de crescidos na cabeça dos pequenos”


“Bem Vindos à Adolescência!”
Puberdade, Identidade, Sexualidade e Comunicação


“Quem Mexeu no Meu Mundo?”
O Luto na Infância e na Adolescência

comunidade criativa - na escola

concorre até 15 de Março
e
habilita-te a ganhar prémios!




Editorial
Combate à pobreza e coesão social
Janeiro de 2010

O combate à pobreza e exclusão social é um tema a que a União Europeia vai conferir prioridade durante este ano.

Como tem sido largamente noticiado o Ano Europeu é dedicado ao tema sendo por isso uma grande oportunidade para sensibilizar sobre as questões da pobreza e da exclusão social, mostrar a interligação daquelas questões com outros temas de grande importância, levar-nos a questionar sobre as nossas opções enquanto cidadãos e as políticas que estão a ser realizadas para diminuir a pobreza e a exclusão social.

Consulte a nossa proposta na Informação onde poderá encontrar um conjunto de dados e propostas de leitura muito interessantes que decididamente nos interpelam a favor da coesão social.


Por que não participar nos vários prémios que lhe apresentamos no Canal Cidadania, saber como a Espanha está a assegurar a Presidência da União, quais as suas prioridades para este semestre ou vir à nossa Biblioteca onde encontrará disponíveis para a sua consulta os relatórios portugueses de 1990-2008 do Congresso da Federação Internacional de Direito Europeu, em matéria de Direito Europeu?

Finalmente um convite irrecusável: junte-se a nós no Facebook. É verdade, desde o dia 7 de Janeiro que o Centro Jacques Delors tem a sua presença institucional nas redes sociais! Queremos que faça parte do nosso clube de fãs. Esperamos por si!

A Directora
Clotilde Camara Pestana

links de interesse:




Agenda CIEJD

Conheça e participe nas actividades

Futurália


clicar sobre a imagem para a ampliar