quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

os quês e os porquês da crise económica mundial

Leopoldo Abadía, “úm jovem de 75 anos, com 12 filhos e 35 netos”, ingenheiro industrial, ex-professor de política de empresa do IESE durante 31 anos e presidente de Grupo Sonnenfeld (...)
O que Abadía estava longe de imaginar era que a sua explicação da crise financeira de 2007-2008 iria propagar-se como a pólvora através da Internet. Que economistas, professores, gurus de toda a espécie, periodistas e analistas financieros vários iam pôr-se de joelhos perante a clareza das suas palavras.


A teoria NINJA (*) de Leopoldo Abadía:

 (...) a melhor explicacão sobre a crise e as razões que estiveram na sua origem foi dada por um espanhol, Leopoldo Abadía, que a apelidou de Crise Ninja , referindo-se às pessoas que não têm rendimentos, nem emprego nem activos de qualquer espécie, e que desencadearam a 'tormenta' ao, evidentemente (dada a sua situação económica - anteriormente descrita) não conseguirem fazer face aos gastos com que pagar os créditos hipotecários contraídos. As instituições bancárias, por seu lado, não souberam medir o elevado risco em que se metiam...   fonte

(*) - Ninja: acrónimo de No Incomes, No Jobs and Assets


não deixem de ver, é divertido e elucidativo!!



*

Sem comentários: