sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Luther King, in memoriam

Há precisamente 81 anos, numa terça-feira, 15 de Janeiro de 1929, nasce em Atlanta, Georgia, USA,  Martin Luther King, Jr., que haveria de mudar o curso da História nos Estados Unidos.

Luther King foi um lutador em prol da igualdade de direitos civis. Foi Prémio Nobel da Paz em 1964. Legou ao mundo um exemplo de resistência pacífica e de desobediência civil a leis injustas, e um discurso que ecoa na memória dos tempos.

Foi assassinado em 4 de Abril de 1968, em Memphis, Tennessee, USA.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Concurso Uma Aventura… Literária 2010

  • ABERTO A JOVENS ATÉ AOS 18 ANOS
  • PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS NUM DOS LIVROS DA COLECÇÃO UMA AVENTURA
  • DIPLOMAS E CHEQUES-LIVROS PARA PROFESSORES
  • OFERTA DE CHEQUES-LIVROS A TODAS AS ESCOLAS
  • DIPLOMAS PARA TODOS OS CONCORRENTES

A Editorial Caminho  informa que o prazo limite para o envio dos trabalhos concorrentes à edição deste ano do Concurso Uma Aventura… Literária 2010 termina a 15 de Fevereiro (data dos CTT).


Não perca a oportunidade de participar nesta iniciativa, uma das mais relevantes que se realizam em Portugal.

Os interessados podem participar por intermédio dos professores de Português ou através do site: http: // www.uma-aventura.pt, onde também podem consultar o regulamento.


Morada de envio: Concurso Uma Aventura… Literária 2010
Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide.


Aos professores:

Caso necessite de qualquer esclarecimento contacte-nos (Clara Martins) pelo telefone: 21 427 22 87 e fax: 21 427 22 01 ou ainda através do seguinte e-mail: fantastico@caminho.leya.com


Prazo limite para o envio dos trabalhos: 15 Fevereiro

Informa-te e participa!

http://www.uma-aventura.pt/

http://www.editorial-caminho.pt/

os quês e os porquês da crise económica mundial

Leopoldo Abadía, “úm jovem de 75 anos, com 12 filhos e 35 netos”, ingenheiro industrial, ex-professor de política de empresa do IESE durante 31 anos e presidente de Grupo Sonnenfeld (...)
O que Abadía estava longe de imaginar era que a sua explicação da crise financeira de 2007-2008 iria propagar-se como a pólvora através da Internet. Que economistas, professores, gurus de toda a espécie, periodistas e analistas financieros vários iam pôr-se de joelhos perante a clareza das suas palavras.


A teoria NINJA (*) de Leopoldo Abadía:

 (...) a melhor explicacão sobre a crise e as razões que estiveram na sua origem foi dada por um espanhol, Leopoldo Abadía, que a apelidou de Crise Ninja , referindo-se às pessoas que não têm rendimentos, nem emprego nem activos de qualquer espécie, e que desencadearam a 'tormenta' ao, evidentemente (dada a sua situação económica - anteriormente descrita) não conseguirem fazer face aos gastos com que pagar os créditos hipotecários contraídos. As instituições bancárias, por seu lado, não souberam medir o elevado risco em que se metiam...   fonte

(*) - Ninja: acrónimo de No Incomes, No Jobs and Assets


não deixem de ver, é divertido e elucidativo!!



*

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lhasa de Sela, in memoriam

The singer Lhasa de Sela passed away in her Montreal home on the night of January 1st 2010, just before midnight.

She succumbed to breast cancer after a twenty-one month long struggle



A andarilha morreu. O seu site, Lhasadesela.com, abre com uma fotografia dela, de costas, o rosto encoberto pelo cabelo a esvoaçar ao vento. Em fundo há uma longa estrada. O salmo dizia: "Não serás como a palha que o vento leva." Lhasa teve a coragem de o ser, e foi maior por isso.
-  ler aqui




«The voice of an angel is now among its peers.» (comentário no youtube)




*

nanotecnologia em Portugal

O que é a nanotecnologia? A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.  fonte


2009 foi ano de ouro para o desenvolvimento nanotecnológico em Portugal



O ano de 2009 viu nascer em Braga o Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL) , ao abrigo de uma parceria ibérica pioneira. O laboratório entra em 2010 em fase de instalação e contratação e só ao longo do ano deverá estar a funcionar em pleno.

A inauguração deste centro ibérico de investigação em nanotecnologia, a 17 de Julho, mereceu honras de Estado, contando com a presença do rei de Espanha e do Presidente da República Portuguesa, bem como dos chefes de Governo e dos ministros da Ciência dos dois países.

Com um investimento inicial de 100 milhões de euros, assegurado por Portugal e Espanha, e um investimento anual de 30 milhões de euros, o instituto deverá ter 14 mil metros de área laboratorial, num edifício de 20 mil metros quadrados, estando prevista a contratação de 200 investigadores de Portugal e Espanha.

Questionado no início do mês sobre a evolução do instituto, o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, garantiu que já estão a ser instalados vários equipamentos laboratoriais, estando, em simultâneo, a decorrer o processo de contratação de cientistas. Estão também em preparação parcerias com universidades portuguesas e espanholas.

Na altura, o governante antecipou que o laboratório vai provocar "uma explosão" na criação e crescimento de empresas na Região Norte. "O facto de se concentrar no Instituto Ibérico da Nanotecnologias muita capacidade de engenharia e de tecnologias vai atrair muitas empresas a esta Região e expandir as muitas que já existem", declarou, frisando que "falar de nanotecnologias não é futurismo é falar de actividades do dia-a-dia".

Mariano Gago salientou que "o futuro passa pelas nanociências em áreas como a dos medicamentos, nomeadamente para muitas terapias de combate ao cancro, pelas tintas e corantes, pelo desenvolvimento de materiais e superfícies, da nanoconservação dos alimentos e da preservação do ambiente". Deste modo, há já várias técnicas desenvolvidas nestes domínios e outras em fase experimental e de desenvolvimento científico.

Em Portugal e sobretudo na região minhota, "existem já muitas empresas que utilizam técnicas nanométricas para fabricação e que já não podiam funcionar sem essas técnicas, algo que não acontecia há dez anos", acentuou o ministro. São esses os casos dos têxteis avançados, das tintas, dos kits ambientais, de certos aspectos da medicina, dos diagnósticos e dos materiais, e da indústria automóvel.

Rui Lobo, um dos pinoeiros da criação dessa tecnologia em Portugal explicou que “estas aplicações começaram por ter um impacto muito grande na área da medicina, mas também dos materiais, da electrónica e evidentemente que se pensa que também vai ter a nível da informática, das energias limpas, da biologia".

Para o especialista, no futuro qualquer tipo de indústria de base tecnológica deverá incorporar conhecimentos na área da nanotecnologia, que exige conhecimentos de Física, Química, Matemática e Biologia.

fonte

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Projecto Escola Electrão


A ESAG participa, mais uma vez, no projecto escola electrão.

É já este mês que o ponto electrão vai chegar à escola. Este ano com algumas novidades.

O Projecto tem como grande objectivo sensibilizar as comunidades escolares para a temática dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).


A dinamização do projecto na escola, pretende promover a recolha de REEE com a participação de professores, alunos e funcionários.


Dia Electrão – 25 de Janeiro 2010


Os REEE que venham a ser depositados neste dia no Ponto Electrão serão contabilizados como REEE recolhidos na escola para efeitos de atribuição de prémios.


Período de Recolha

Data de início do período de recolha: 13-01-2010

Data de fim do período de recolha: 02-02-2010

Data de visita do Ponto Electrão: 25-01-2010


Mais informações sobre o que pode ser depositado consultar o sítio do projecto aqui.