quinta-feira, 22 de outubro de 2009

prémio José Saramago para João Tordo



João Tordo ganha Prémio Literário José Saramago com «As Três Vidas»



O escritor João Tordo venceu a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance «As Três Vidas», editado pela Quid Novi e atribuído pela Fundação Círculo de Leitores. José Saramago esteve presente na cerimónia em Penafiel, onde falou do novo livro "Caim", que vai ser lançado nesta cidade a 18 de Outubro.

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 num ambiente artístico. É filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, ligada ao cinema e mais tarde à moda.
Formou-se em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo trabalhado algum tempo como jornalista freelancer (O Independente, Sábado, Jornal de Letras, ELLE e a revista Egoísta) antes de seguir para Londres para fazer um mestrado em Jornalismo.
A paragem seguinte foi Nova Iorque, para fazer o curso de escrita criativa do City College. Foi nesta época que escreveu o livro «Os Homens sem Luz» (2004).
Em 2007 publicou "Hotel Memória e em 2008 escreveu, em parceria, o guião para a longa-metragem «Amália, a Voz do Povo».
Foi vencedor, em 2001, do prémio Jovens Criadores.


Instituído pela Fundação Círculo de Leitores com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas - Ministério da Cultura, o galardão (prémio José Saramago) celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago. Com periodicidade bienal, o prémio tem um valor pecuniário de 25 mil euros e visa «promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita de jovens autores no domínio da ficção, romance ou novela em língua portuguesa, por escritores com idade até 35 anos».

As edições anteriores do prémio contemplaram Paulo José Miranda (1999 - "Natureza Morta"), José Luís Peixoto (2001 - "Nenhum Olhar"), Adriana Lisboa (2003 - "Sinfonia em Branco"), Gonçalo M. Tavares (2005 - "Jerusalém") e Valter Hugo Mãe (2007 - "O remorso de Baltasar Serapião").

O prémio foi atribuído por um júri presidido por Guilhermina Gomes (em representação da Fundação Círculo de Leitores) e composto por Ana Paula Tavares, Nélida Piñon, Pilar del Rio e Vasco Graça Moura.

Saramago: novo romance

capas de CAIM, de José Saramago:


«José Saramago voltou a gerar polémica, reacções da igreja católica (e não só..), com a publicação do seu novo romance , Caim, e as suas declarações: "A Bíblia é um manual de maus costumes"


«Entre incompreensões, resistências e velhos ódios, José Saramago admite que desperta anticorpos em muitas pessoas, embora saliente que não o faz propositadamente. Saramago afirma que é o resultado do seu trabalho. Saramago e "Caim"voltaram à tona, ao início da tarde, numa conferência de imprensa realizada na sede do Grupo Leya. O escritor reafirmou tudo, o que já tinha dito, relançando a polémica ..» ver fonte

e mais informação .. aqui

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

os frutos

realizada em Outubro, no âmbito da disciplina de cerâmica, uma exposição saudável e.. saborosa!




quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Literatura



The Nobel Prize in Literature 2009:
Herta Müller
Germany
b. 1953
(in Nitzkydorf, Banat, Romania)

"who, with the concentration of poetry and the frankness of prose, depicts the landscape of the dispossessed"




Herta Müller, escritora alemã de origem romena, de 56 anos, foi hoje (8 de Outubro) distinguida com o Prémio Nobel da Literatura.

A Academia Sueca justifica esta escolha, afirmando que a autora, “com a densidade da poesia e a franqueza da prosa, descreve as paisagens dos desfavorecidos”.

Em Portugal estão publicados os romances "O homem é um grande faisão sobre a Terra", pela Cotovia, e "A Terra das Ameixas Verdes", pela Difel, mas é provável que, até ao Natal, surjam reedições e novas traduções.

É a 12ª mulher distinguida com este importante galardão. Entretanto, surgiram já críticas negativas, que realçam a pouca visibilidade da autora. Seja como for, a escolha da Academia servirá para mostrar a obra de Müller ao grande público. Feito isso, cada leitor decidirá.

  • ver aqui a lista de todos os laureados com o P. Nobel da Literatura (1901 - 2009)

  • e ainda .. jogos educativos sobre os prémios Nobel da Literatura, aqui

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

homenagem a Mercedes Sosa

Morreu no passado dia 4 a cantora argentina Mercedes Sosa, uma das vozes mais emblemáticas e social/politicamente empenhadas da América Latina. Tinha 74 anos. Aqui ficam 2 das suas canções, numa voz inigualável que lhe mereceu o epíteto de 'La Negra':






quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Europeu das Línguas

Mais uma vez se comemorou na ESAG o Dia Europeu das Línguas. Os dinamizadores foram os professores de Inglês e Francês, e estiveram envolvidas turmas do 9º e 10º anos.

Os trabalhos - cartazes e sobretudo T-shirts pintadas/escritas com expressões coloquiais em várias línguas - estiveram expostos no hall de entrada do pavilhão H, como pode ver-se pela amostra..


mais fotos, aqui